Besouros invadem o Amapá e são retirados "à pazada"
O fenômeno é considerado "anormal" por pesquisador do IEPA
A invasão de besouros foi registrada, neste domingo, (07.01) por moradores do município de Amapá, a 304 km de Macapá. Nos vídeos que circulam nos grupos de WhatsApp, o inseto é chamado de "catorra". Um quintal é mostrado se movendo, e ao aproximar a câmera, é possível ver os besouros. Em outro vídeo, os insetos são retirados "à pazada", e o carrinho está cheio.
Alexandre Jordão, pesquisador em entomologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), explica que os besouros não são transmissores de doenças para humanos, mas podem irritar a pele. O ideal é não tocar nos insetos. Ele diz que esse tipo de "fenômeno" não é comum no Amapá.
“No Amapá, não há relato sobre essa ocorrência, no Brasil é muito raro de acontecer. O que pode ter acontecido pode ter sido, a estigem severa, associada a mudança de estação(estamos no período chuvoso agora). Além disso estamos numa lua cheia, que está minguando, que foi coberta pelas nuvens, e os insetos foram atraídos por refletores”, diz Alexandre Jordão.
O pesquisador também explica que os milhares de besouros que apareceram no Amapá, estão na idade adulta e se alimentam de detritos, como raízes, madeira e restos de matéria organica.