Voz do Amapá

Geração Canguru: Adultos adiam saída da casa dos pais e fenômeno cresce no Brasil

Entre os principais motivos estão o aumento dos aluguéis, o prolongamento dos estudos e os casamentos cada vez mais tardios.

Geração Canguru: Adultos adiam saída da casa dos pais e fenômeno cresce no Brasil

24/06/26

A chamada “geração canguru” está crescendo em vários países, inclusive no Brasil. O termo é usado para definir jovens e adultos que continuam morando com os pais ou retornam ao lar de origem após um período de independência.

No Brasil, 1 em cada 4 pessoas entre 25 e 34 anos mora com a família. Na última década, o número de adultos nessa faixa etária vivendo no lar de origem cresceu 137%.

Nos Estados Unidos, 35% dos adultos entre 18 e 32 anos viviam com os pais em 2024. Em 1971, esse índice era de apenas 8%.

Entre os principais motivos estão o aumento dos aluguéis, o prolongamento dos estudos e os casamentos cada vez mais tardios. Mas a decisão nem sempre está ligada ao dinheiro: 70% dos jovens que moram com os pais estão empregados, percentual próximo aos 75% registrados entre aqueles que vivem sozinhos.

Além disso, o convívio familiar pesa na escolha. Entre as pessoas que vivem em casas com várias gerações, 35% afirmam que o principal motivo é passar mais tempo com a família.
 

Publicidade

governo do estado
argos
Talento