Sem CNH: Operação Lei Seca aponta aumento de condutores que desafiam a lei e colocam vidas em risco no trânsito
Somente em maio, as equipes de fiscalização contabilizaram 78 infrações de trânsito.

Dirigir sem habilitação está entre as infrações mais frequentes registradas pela Operação Lei Seca no Amapá. Somente em maio, as equipes de fiscalização contabilizaram 78 infrações de trânsito e abordaram 730 pessoas durante as ações realizadas em Macapá.
O dado que mais chamou atenção foi o aumento no número de condutores flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo as forças de segurança, as motocicletas estão entre os veículos mais apreendidos nas operações e a maioria dos casos envolve motoristas sem habilitação.
O volume de abordagens também foi influenciado pelo aumento da circulação de veículos durante eventos realizados na capital.
A legislação prevê multas, retenção do veículo e, em alguns casos, até responsabilização criminal para quem dirige sem CNH. O proprietário do veículo também pode ser punido caso permita que uma pessoa não habilitada assuma a direção.
As autoridades reforçam que a habilitação não é apenas uma exigência legal, mas uma medida fundamental para garantir mais segurança no trânsito e reduzir o risco de acidentes.


